Santo do dia 8 de agosto - São Domingos de Gusmão

São Domingos de Gusmão
Santo do dia 8 de agosto

São Domingos de Gusmão: Uma história de fé e dedicação

Sao Domingos de Gusmao

São Domingos de Gusmão foi o fundador da Ordem dos frades Pregadores, também conhecida como Ordem dos Dominicanos. Ele é o Padroeiro Perpétuo e Defensor de Bolonha, na Itália.



Início da vida

Domingos nasceu em 24 de junho de 1170 em Caleruega, na região da Velha Castela, hoje Espanha. Ele era filho de Félix de Gusmão e Joana d’Aza e cresceu em uma família rica, nobre e muito católica. Sua mãe e um de seus irmãos mais velhos, Manes, foram beatificados. Outro irmão, Antônio, faleceu com fama de santidade.

Estudos e caridade

Desde cedo, Domingos mostrou-se dedicado aos estudos e destacou-se pela inteligência. Ele se tornou um jovem muito culto, mas nunca deixou de lado a prática da caridade para com os pobres. Na cidade de Calência, onde se formou, vendeu seus pertences para conseguir uma pequena quantia destinada a alimentar doentes e pobres.

Chamado para o sacerdócio

Na juventude, Domingos sentiu-se chamado para o sacerdócio e foi ordenado padre aos vinte e quatro anos. Ele trabalhou na diocese de Osma e distinguiu-se pela inteligência e competência no exercício do ministério. Por isso, foi convidado pelo rei Afonso VII para ajudar na diplomacia de seu governo e também representar a Santa Sé em missões difíceis.

Lutando contra a heresia

No tempo de São Domingos surgiu uma heresia conhecida como “heresia dos albigenses, ou cátaros”, que disseminava a doutrina da reencarnação entre os católicos no sul da França. O papa Inocêncio III enviou São Domingos para lá acompanhado de Diego de Aceber. Seu companheiro faleceu repentinamente e São Domingos enfrentou sozinho a difícil missão na França. Inspirado pelo Espírito de Deus, ele cumpriu a missão com máxima eficiência usando a verdadeira pregação da Palavra de Deus e o seu testemunho de vida.

Fundação da Ordem Segunda

Em 1207, São Domingos fundou o primeiro mosteiro da Ordem Segunda na cidade de Santa Maria de Prouille destinado às mulheres que estavam fadadas a uma vida de prostituição por causa da crise econômica reinante na região. Na igreja desse Mosteiro a Virgem Maria apareceu a São Domingos pedindo-lhe que difundisse a devoção e a oração do Santo Rosário.

Crescimento do movimento

A fama de santidade de São Domingos se espalhava pela Europa e ele começou a atrair pessoas que almejavam seguir seu carisma e apostolado. Assim nasceu um pequeno grupo liderado por ele chamado ‘Irmãos Pregadores’. O movimento cresceu e São Domingos sentiu no coração que era preciso fundar uma Ordem Religiosa que oferecesse uma proposta nova de anúncio e vivência do Evangelho adequada à sua época.

Aprovação papal

São Domingos apresentou o projeto da Ordem dos Dominicanos ao Papa Inocêncio III que lhe concedeu sua primeira aprovação durante o IV Concílio de Latrão. Um ano depois o Papa Honório III concedeu à Ordem dos Dominicanos a aprovação definitiva dando-lhe o nome de Ordem dos Frades Pregadores. Depois passaram a ser chamados de Dominicanos por causa de São Domingos.